2 Reis 23.3 – “O rei colocou-se junto à coluna real e, na presença do Senhor, fez uma aliança, comprometendo-se a seguir o Senhor e a obedecer de todo o coração e de toda a alma aos seus mandamentos, aos seus preceitos e aos seus decretos, confirmando assim as palavras da aliança escritas naquele livro. Então todo o povo se comprometeu com a aliança”.
A vida exige de nós compromisso. Ninguém pode viver e exercer tarefas sem que se comprometa com o que deseja. O compromisso não é uma opção, é uma necessidade para a vida. Precisamos nos comprometer em nossos relacionamentos, em nossa vida familiar, em nossa vida profissional e, em especial, em nosso relacionamento com Deus.
A Bíblia nos oferece inúmeras lições quanto a necessidade de sermos comprometidos com a verdade da Palavra e com todas as instruções da vida cristã. É impossível nutrirmos um relacionamento com Deus se não queremos compromisso. O compromisso é uma exigência de Deus para todo aquele que deseja se relacionar com Ele.
O texto em destaque nos mostra que ensinamos com as nossas atitudes. O rei Josias fez uma aliança na presença do Senhor e se comprometeu com Deus em obedecê-lo de todo o coração e sua atitude levou todo o povo a ter esse mesmo compromisso.
Em muitos momentos, queremos exigir o compromisso de alguém, mas não damos o exemplo, o que invalida a nossa propositura. Infelizmente, um dos graves problemas vividos na igreja é decorrente da falta de compromisso da própria liderança. Se não enxergamos atitudes claras de comprometimento em nossos líderes, dificilmente vamos mostrar um comportamento diferente do deles.
O compromisso está presente no trabalho, na vida social, no casamento, na igreja e em todas as atividades que exerço. Em todos os lugares por onde eu passar, de alguma maneira, irei me comprometer. Se vou a um shopping de carro, por exemplo, me comprometo, ao sair, em pagar o estacionamento. Assim é a vida, sempre vai nos cobrar um compromisso.
Um dos piores defeitos que uma pessoa pode ter, em minha opinião, é a falta de compromisso. Como é complicado lidar com alguém que não tem compromisso com o trabalho, com o pagamento de suas contas, com as responsabilidades assumidas, com o horário determinado.
Muitas pessoas com quem convivemos hoje vivem de maneira inconsequente por desprezar completamente a necessidade de se comprometer. A falta de compromisso tem levado grandes empresas à falência, casamentos a derrocada e igrejas a fecharem as portas.
É com pesar que testemunhamos a falta de compromisso na obra de Deus. A verdade é que, facilmente, substituímos a obra de Deus pelas nossas programações pessoais, pelos nossos interesses financeiros e até mesmo pelas imposições da sociedade. Quando não temos compromisso com as coisas de Deus, não temos compromissos com o próprio Deus.