Romanos 13.1 – “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas”.
Em um mundo onde a anarquia e a falta de comando têm imperado, fica complicado entender o papel da autoridade em todas as esferas da vida. Por essa razão, temos tido uma enorme dificuldade em reconhecer as autoridades constituídas agindo sobre as nossas vidas, e nos tornamos rebeldes e sem controle em nossas reações.
Autoridade é poder delegado! Nenhuma autoridade é constituída sem que exista uma tarefa ou uma missão a ser cumprida. A própria Palavra nos adverte que toda autoridade é constituída por Deus.
Assim, é possível dizer que autoridade significa o direito e a capacidade de comandar, fazer leis, exigir obediência e julgar. Acrescente-se, ainda, a isso, a necessidade de comando em todas as áreas da vida. Em nossos lares, precisamos do comando dos pais; em nossas escolas, precisamos do comando da coordenação; em nossas cidades, estados e país, precisamos do comando dos nossos governantes e, em nossas igrejas, precisamos do comando dos nossos pastores.
A autoridade é o fundamento ou o padrão que temos para conduzir as diretrizes do nosso viver, fazer as nossas escolhas e tomar as nossas decisões. Sem o exercício da autoridade, vivemos o desgoverno, a desordem e a bagunça.
Em muitas outras áreas da vida, enxergamos a aplicação dos padrões de autoridade. Para as distâncias, a autoridade é o metro; para o peso, é a balança; para o tempo, o relógio. Dependemos da autoridade para tudo o que realizamos. Sem autoridade, só há confusão e anarquia.
Quando lemos a Palavra, testemunhamos que Deus é a maior autoridade sobre todas as coisas. Deus é soberano porque existe antes que tudo existisse, conhece, pode e está também no controle de todas elas. No Salmo 48.2, o Senhor é chamado de “grande Rei, cujo reino é eterno”.
A Bíblia nos ensina que Deus governa sobre tudo e sobre todos. Ele não apenas governa sobre todas as coisas, Ele também está no controle delas. É uma pena que, em tantos momentos da nossa vida, nos sintamos vulneráveis e sem a proteção do Deus que tem o total controle e a autoridade sobre tudo.
Precisamos entender que Deus está no trono. Ele continua reinando sobre todas as coisas, e dominando todo o universo. Toda autoridade e poder está em suas mãos. Por isso, não devemos temer as situações da vida nem tão pouco nos desesperarmos quanto ao amanhã. Devemos ficar seguros de que nada foge do domínio e da autoridade que está em nosso Deus. A Ele a honra, a glória e o poder para sempre. Amém!