Salmo 100.2 – “Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico”
Nestes dias em que realizamos o X Cursilho Masculino, pude testemunhar o quanto é precioso servir ao Senhor e observar a maneira como Deus trabalha, usando pessoas simples, como nós, para levar a palavra de transformação para os corações.
É clara a diferença entre o que serve a Deus e o que não o serve. Há uma diferença muito grande entre o que faz as coisas para Deus e o que não faz. É verdade que há coisas comuns a todos, mas, também, há coisas que só o justo, só o servo pode usufruir.
Eu estou certo de que o tipo de pessoa mais nobre que existe na face da terra é aquele que se dispõe a servir a Deus; homens falhos e imperfeitos em si, mas que Deus opera por meio de suas vidas, realizando uma obra extraordinária.
O homem que serve a Deus, movido pelo Espírito de Deus, é humilde, é leal e é verdadeiro. Se ele fosse orgulhoso, prepotente e vaidoso, seria a prova imediata de que ele não está servindo a Deus. Contudo, devemos lembrar que Deus é nosso soberano e que Ele exerce poder sobre as nossas vidas, por isso precisamos nos deixar ser usados por Ele.
Nada trabalha mais em nossa vida do que o serviço cristão. Nada purifica mais o homem da grosseria mundana, e de toda a poluição do egocentrismo, do que servir ao Deus eterno e poderoso, sentir que há alguém tão maior, tão melhor do que nós mesmos, a quem almejamos, para quem vivemos. Só quando nos dispomos a essa entrega total ao serviço celestial é que encontramos a verdadeira alegria e satisfação no que estamos realizando.
O serviço de Deus é nobre, mais do que qualquer outro serviço. O objetivo do homem que vive para si mesmo é ganhar dinheiro, é acumular riquezas, que ,como a própria palavra adverte, não sabe para quem vai ficar. A nossa vida é mais do que o sucesso profissional e financeiro. A satisfação em servir a Deus é algo inigualável, que precisa ser experimentado por todos nós.
Como é horrível quando o homem vive para os seus próprios prazeres e satisfações e gasta todas as suas energias atendendo suas paixões! Que infelicidade! O homem que vive para Deus é um ser satisfeito e cheio de boas intenções em seu coração. O ato de renunciar a si mesmo e de dedicar-se a Deus é bíblico e deve ser desejado por todos aqueles que um dia entregaram a sua vida nas mãos do Pai eterno.
A nossa soberba e imponência tem nos afastado desse propósito divino de servir a Deus de todo o nosso coração. É impossível dizer que tenho Cristo em minha vida e não me sentir motivado a servi-lo com toda a força da minha alma. Sirva ao Senhor com alegria e apresente-se ao Senhor com cânticos!