1 Pedro 3.13-14 – “Quem há de maltratá-los, se vocês forem zelosos na prática do bem? Todavia, mesmo que venham a sofrer porque praticam a justiça, vocês serão felizes. "Não temam aquilo que eles temem, não fiquem amedrontados”.
Vivemos, hoje, uma corrida desenfreada em busca da tão desejada felicidade. Queremos ser felizes a todo custo. Por essa razão, acabamos tomando algumas atitudes que desagradam a Deus e ferem a Sua Palavra.
Imaginamos que a felicidade é algo que podemos comprar ou adquirir com a força da nossa capacidade ou do nosso dinheiro, o que é uma grande ilusão. Nós sabemos que poder e dinheiro não trazem felicidade, muito pelo contrário, geralmente quem tem muito dinheiro enfrenta a falsidade dos homens e os interesses inescrupulosos da sociedade.
Do ponto de vista bíblico, a felicidade existe e está ao nosso alcance. Vamos sempre encontrar pessoas querendo plantar em nosso coração o sentimento de que a felicidade é uma utopia, algo inexistente, mas a Palavra de Deus deixa claro que, em Cristo, podemos ser, de fato, felizes.
Naturalmente, imaginamos a felicidade em um lugar específico, por isso ficamos imaginando que, se formos a determinados lugares e vivermos determinadas experiências, seremos felizes. A felicidade não é um lugar, mas uma atitude sincera que devemos ter diante de Deus e dos homens.
De igual forma, é comum imaginarmos que a felicidade está nas coisas, por isso ficamos idealizando a compra de algo que desejamos, aliando a aquisição desse bem à nossa felicidade, o que é tolice. A felicidade não está nas coisas, mas em uma pessoa, Jesus!
Vale, ainda, salientar que a felicidade não se restringe a uma amizade. Quando vinculamos a felicidade apenas a pessoas, criamos dependência emocional, o que nos é prejudicial e doentio. Já acompanhamos muitas pessoas que imaginavam que, se conquistassem tal amizade ou tal relacionamento, seriam felizes, mas que, ao viverem essas conquistas, acabaram saindo desses relacionamentos machucadas e frustradas.
O propósito principal da nossa vida é conhecer a Deus e usufruir da Sua intimidade. Nisso reside a verdadeira felicidade! A receita da felicidade está em nosso relacionamento com Deus. Deus é o verdadeiro detentor de toda felicidade. A alegria que almejamos e o gozo que ansiamos estão em nossa vida com Deus.
Como é precioso quando nos encontramos em Deus! Quando peregrinamos na vida, de um lado para o outro, tentando encontrar a felicidade sem obter êxito, é porque a estamos buscando de maneira errada e sem propósito. Provérbios 16.20 nos ensina essa verdade quando nos diz: “Quem examina cada questão com cuidado prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor”. A receita da felicidade está em nossa confiança em Deus e na certeza de que Ele é a fonte onde podemos beber para alcançarmos a felicidade que tanto almejamos.