“Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor”.
Salmos 27.14
Saber esperar é uma atitude em desuso em nossos dias. Em um mundo marcado pela pressa, em que desejamos encontrar tudo pronto, temos ficado, cada vez mais, intolerantes quanto à necessidade, imposta pela vida, de termos que esperar.
A Palavra de Deus nos mostra essa condição para a vida em muitos momentos. Vários textos da Bíblia falam para esperarmos não só pela mudança das circunstâncias, mas, em especial, para esperarmos pela ação de Deus nas situações que vivemos.
A espera é algo de que não podemos fugir, pois mais cedo ou mais tarde, em algum momento da vida, seremos obrigados a esperar. Esperar uma resposta! Esperar a chegada de um filho! Esperar a mensagem de um amigo! Esperar uma fila andar! Esperar a cura de uma enfermidade! Esperar a mudança do clima ou da estação! Esperar a hora certa para agir em uma direção! A grande verdade é que a espera faz parte do nosso cotidiano.
Ter paciência na inquietude da vida é uma grande virtude. Geralmente, quando temos que aguardar algo, ficamos extremamente irritados e sem paciência. Os nervos ficam a flor da pele e, comumente, perdemos o controle e acabamos tendo reações que chocam as pessoas com quem convivemos. Será que você já passou por alguma situação em que teve que esperar algo e perdeu o controle?
A verdade é que, em muitos momentos, por não querermos esperar, acabamos desistindo, renunciando a algo e deixando para ter outra oportunidade, que nem sempre vamos ter! Perseverar esperando é uma prova de que estamos sendo tratados e trabalhados por Deus e que entendemos que a vida não se submete às nossas vontades e caprichos e que, nem sempre, vamos ter o controle de tudo.
A impaciência e a ansiedade usuais do nosso coração são reações decorrentes da nossa incredulidade que, em muitos momentos, nos tiram da direção e das promessas que Deus tem para nós.
O nosso coração, naturalmente, prefere tudo, menos esperar. Lançará mão de qualquer expediente, qualquer plano, qualquer recurso, em vez de aguardar firmemente o cumprimento da Palavra de Deus. Uma coisa é crer numa promessa, outra coisa é esperar a sua realização.
Certamente, em muitas situações pelas quais passamos, a causa da nossa derrota e fracasso é a nossa incapacidade de descansar em Deus e de esperar o tempo oportuno e necessário para agirmos. A minha oração é que o Senhor nos fortaleça e nos capacite a esperar o tempo certo de decidirmos e agirmos nas diversas situações que passamos.