Deuteronômio 3.22 – “Não tenham medo deles. O Senhor, o seu Deus, é quem lutará por vocês”.
O Senhor nos mostra de muitas formas que Ele luta as nossas batalhas e trabalha em favor daqueles que o servem. Como é precioso saber que, nos embates da vida, não estamos sozinhos. Embora os dias sejam maus e tenhamos que passar por situações desfavoráveis, o Senhor nos promete amparo e abrigo.
Não precisa uma análise profunda para compreendermos que a vida e as dificuldades andam de mãos dadas. Elas surgem inesperadamente para nos desestabilizar e fragilizar as nossas emoções. Algumas vezes, os ventos da adversidade nos assolam e nos sufocam de tal maneira que ficamos sem forças para lutar diante das impossibilidades que se apresentam.
Talvez seja essa a situação que você esteja vivendo. Geralmente, quando vemos alguém passar por uma situação desagradável e difícil, jamais imaginamos que podemos viver algo semelhante. Mas a verdade é que nenhum de nós está imune de viver situações que nos desestabilizam e nos deixam vulneráveis. São os ataques ameaçadores que estão além do horizonte, aquela opressão mental que não conseguimos ver que nos deixam vulneráveis.
A verdade é que os problemas parecem nos conhecer, pois, naturalmente, somos atacados nas áreas que mais temos fragilidade. Depois do ataque inicial, ficamos sem chão, imaginando o que teria nos atingido. É a dificuldade que põe à prova o âmago da nossa existência, deixando para trás as suas consequências contrastantes.
No entanto, tudo isso dependerá da maneira de como encaramos as batalhas que vivemos e as provações pelas quais passamos. Em algumas ocasiões, somos atingidos de uma forma tão brutal que toda nossa vida muda. Nós bem sabemos que, por mais experiências que tenhamos, na maioria das vezes, não sabemos lidar com as situações difíceis que nos ameaçam.
A verdade é que, sozinhos, não podemos enfrentar as situações desfavoráveis da vida. Felizmente, Deus nos oferece a certeza de que Ele estará conosco nessas situações que vivemos. Ele nos convoca a buscá-lo em meio aos problemas e a lançar sobre Ele as nossas dores e provações.
Precisamos fazer do Senhor o nosso refúgio e não o nosso emprego, não nosso cônjuge, não a nossa reputação ou nosso plano de previdência. Faça de Deus seu refúgio. Deixe que Deus, não os seus problemas e desafios, o cerque.
Eu não sei como você tem se comportado nas batalhas da vida, mas o Senhor nos convoca a fazer dele o nosso refúgio, a buscar forças em sua ação e nos protegermos em seu poder. Eu quero te informar que o Senhor é aquele que luta por você! Você seria capaz de entregar as suas situações nas mãos de Deus e confiar de que Ele vai lutar em seu favor?