Colossenses 3.17 – “Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai”.
Como é importante entendermos a necessidade de expressarmos gratidão por tudo o que recebemos de Deus e das pessoas com quem convivemos. Eu costumo dizer que uma das atitudes que revela o nosso caráter é a gratidão. Toda pessoa que tem um caráter duvidoso vai sentir dificuldade em demonstrar gratidão, pois se acha, sempre, merecedora e detentora das situações, o que as impede de reconhecer algo que recebe.
A gratidão agrada o coração de Deus, enquanto a murmuração provoca a sua ira. A gratidão é a evidência da plenitude do Espírito, enquanto a ingratidão é expressão da dureza do nosso coração.
Em muitos momentos, queremos esperar que coisas extraordinárias aconteçam para demonstrarmos gratidão. As pequenas situações que vivemos fazem grande diferença em nossas vidas. Nos momentos simples e corriqueiros é possível enxergar o agir de Deus e a expressão de afeto das pessoas que amamos.
O grande problema das pessoas do mundo é a falta de reconhecimento de que estão debaixo da graça e da misericórdia de Deus. Se tivéssemos plena consciência disso, haveria mais adoração e ações de graças por tudo o que temos recebido do Pai.
A falta de reconhecimento em nossos relacionamentos tem gerado amizades interesseiras e convivência pesada, pois sempre esperamos uma contrapartida do outro, como obrigação, o que nos impede de sermos gratos.
Como é precioso desenvolver um coração agradecido por tudo o que o Senhor tem feito em nosso favor, mas só vamos poder viver essa realidade se nos sentirmos gratos na medida em que não nos sentimos merecedores dos favores e das bênçãos que recebemos. Quando temos a consciência de que não temos direitos ou méritos para receber um favor divino ou humano, nosso coração fica cheio de gratidão.
Mais do que agradecer por algo que se recebe, o cristão deveria viver agradecido, em permanente estado de gratidão, reconhecendo que vive debaixo da graça maravilhosa do Pai Celeste. Somos frutos da misericórdia de Deus e sempre seremos devedores d’Ele.
Hoje, o meu coração está cheio de gratidão por cada expressão de afeto que recebi em meu aniversário. Como é precioso nos sentirmos amados e lembrados em momentos especiais das nossas vidas. A Deus toda glória e, a cada pessoa que demonstrou carinho por mim, minha gratidão!