“Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará”. (Gl 6.7)
Eis uma verdade: a lei da semeadura é implacável! A Palavra de Deus nos ensina com clareza esse princípio. Infelizmente, em muitas situações que vivemos desejamos colher o que não semeamos e acabamos frustrados ou frustrando alguém que está ao nosso lado.
Em quantas situações não fechamos os olhos para essa realidade? Em quantos momentos vamos tocando a vida como se as nossas posições, decisões e escolhas não trouxessem nenhuma consequência ou resultado para as nossas vidas?
Nós estamos semeando constantemente, contudo, nem sempre plantamos sementes de boa qualidade. Na verdade, não somos criteriosos em nossa semeadura – em muitos momentos só vamos perceber o que plantamos quando colhemos os resultados daquilo que foi semeado.
Quando olhamos a lei da semeadura por um ângulo espiritual, entendemos que, com Deus, o que uma pessoa semeia é o que ela vai colher; sendo assim, devemos assegurar que as sementes que semeamos são as sementes que queremos que brotem e cresçam. Pense bem antes de semear, pois o que for semeado determinará a colheita: se semearmos milho, colheremos milho, e não feijão; se semearmos ódio, vamos colher ódio; se semeamos amor, vamos colher amor. O que lançamos sobre o solo da nossa vida nós vamos colher!
Nunca conseguiremos escapar totalmente das sementes que semeamos. O provérbio popular nos ensina: “Arrancar uma árvore é bem mais difícil que simplesmente não lançar uma semente”. A melhor maneira de não ter de arrancar algo mal no quintal de nossa existência é não plantar; logo, a melhor maneira de ter uma boa árvore plantada em nossas vidas é semear boas sementes.
Eu fico maravilhado com a ação de Deus, quando observo que as pequenas sementes geram grandes árvores, é impressionante como árvores tão grandes vêm de sementinhas tão pequenas! Em nossa vida esse princípio não é diferente: em quantos momentos já experimentamos ter atitudes pequenas – mas nobres – com alguém e colhemos grandes realizações? Pequenos gestos de amor e atenção podem mudar a vida de alguém. Atitudes repletas de sinceridade e afeição trazem reflexos imensuráveis em nossa vida.
Eu não sei como anda a sua semeadura, mas não desanime, não desfaleça, continue semeando em todas as direções da vida! Semeie bondade, perdão, amor; semeie o evangelho, a oração; semeie alegria, amizade, carinho; semeie palavras de encorajamento, misericórdia, fidelidade em tudo o que você faz. Pois quem planta, colhe!