Efésios 5.14 – “Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.
O que temos notado, neste tempo de pandemia, é que muitos que já se encontravam sonolentos estão dormindo um sono profundo. É com tristeza que temos observado o povo de Deus se deixando dominar pela dormência espiritual, esfriando na fé e se afastando completamente da obra de Deus.
Não é novidade que, todos os dias, nos deparamos com situações complicadas e ouvimos palavras que nos desestimulam e nos paralisam. As notícias desagradáveis, a instabilidade política e as pressões emocionais estão contribuindo para retrocedermos em nossas ações, nos impedindo de despertar para vivermos em uma dimensão diferente.
Diante dessa realidade, somos tomados por um desânimo doentio. A única vontade que temos é de parar tudo! É como se uma nuvem carregada de apatia pairasse sobre o teto da nossa existência. Mas qual seria a vantagem de parar tudo e ficar dormindo? A verdade é que o desânimo, a apatia e o sono não nos levam a lugar algum.
A Palavra em destaque chama a nossa atenção para a necessidade de despertarmos. Precisamos rever a nossa atitude e, mesmo vivendo sobre a sombra da ameaça, devemos nos revestir da autoridade do alto e nos levantar para continuar a jornada que já começamos.
O sono e a indiferença só revelam uma alma frágil que se prostra ante as dificuldades. Expõe também outras carências, como a falta de fé e de confiança nas promessas de Deus, pobreza espiritual e medo do amanhã. É com lamento que temos visto muitos que serviam ao Senhor com alegria serem contaminados pelo vírus da indiferença.
Um dos sinais claros de que fomos contaminados pela desmotivação é a ausência de perspectivas novas. Sempre que ficamos mortos quanto ao amanhã, revelamos o nosso estado presente. O negativismo é doentio, nunca presenciei ninguém pessimista ter proveito com esse tipo de comportamento. Geralmente, o pessimista paga um preço alto e acaba afetando outras pessoas com a sua conduta.
Devemos entender que nenhuma dor é eterna, nenhum deserto é para sempre. Precisamos despertar para viver algo novo, mesmo que, com os olhos naturais, ainda não consigamos enxergar um cenário positivo. Acreditar em mudanças, nos encher de esperança vai nos fazer despertar para um novo momento.
Que Cristo resplandeça em nós! Que saiamos deste estado de sono profundo e despertemos para viver os propósitos de Deus na terra. Como homens e mulheres de Deus, que possamos acordar e ficar de pé para avançar na direção que o Senhor está nos revelando.