Salmos 111.10 – “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!”.
O propósito de Deus para nossa vida é que tenhamos maturidade para encarar os diversos momentos que vivemos com sabedoria. À medida que passamos por dificuldades e provações, precisamos pedir a Deus para nos mostrar o que Ele está fazendo e o que Ele deseja nos ensinar. Deus nos prova para nos fazer crescer e ter maturidade.
Geralmente, vinculamos a sabedoria às nossas conquistas materiais e acabamos descobrindo que não passam de sabedoria de ignorantes, pois as riquezas, frequentemente, criam asas e voam para longe, nos deixando a mercê da própria sorte.
Em muitos momentos, nos iludimos e nos envolvemos com as propostas deste tempo. Por isso, fazemos do acúmulo de riquezas a base para a nossa sabedoria e sucesso. Pura tolice! É triste ver o homem gastando os seus dias em busca das suas conquistas pessoais e perdendo o que deve ocupar o primeiro lugar de sua vida. Pura vaidade.
Quantos em nosso meio não acreditam que o sinal da sabedoria está no acúmulo de títulos e diplomas. Contudo, nós sabemos que os homens cultos nem sempre são sábios; principalmente essa cultura que recebemos em nosso tempo, tão louvada pelos homens, mas tão vazia de significado moral, social e espiritual.
O que podemos compreender como sabedoria? Sabedoria é o uso correto do conhecimento. Uma pessoa pode ser culta e tola. Hoje se dá mais valor à inteligência emocional do que à inteligência intelectual. Uma pessoa pode ter muito conhecimento e não saber se relacionar com as pessoas. Ela pode saber muito e não saber viver com ela mesma e com os outros.
Sabedoria não é somente o acúmulo de conhecimento, mas sim, saber utilizar o que você sabe. A maioria das pessoas quer se tornar sábia através de muitos estudos, muitas viagens ou muitas experiências que a vida traz, mas nada disso vai levar ninguém a ser mais sábio, se ignorar o primeiro passo, temer a Deus.
Se nós não reconhecermos que Ele é a fonte de toda sabedoria, tudo se trava, todas as nossas descobertas se tornam inúteis e sem valor algum. Se o temor é o princípio, ou seja, onde a sabedoria começa, o que nós temos se não temermos ao Senhor? Se o princípio de qualquer coisa é algo, sem aquele algo, você não tem nada.
Precisamos acordar para essa grande lição bíblica: temer a Deus! Se não nos voltarmos para o Senhor com o coração quebrantado e humilhado em sua presença, todo o nosso esforço por sabedoria será sem valor. Tudo o que almejamos de proveitoso para a nossa vida parte do temor ao Senhor. Encontre a necessária sabedoria temendo a Deus!