Mateus 11.28 – “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”.
Como é precioso sabermos que podemos ouvir o Senhor nos oferecendo descanso, alívio e conforto nas dores, lutas e dificuldades da vida. Sempre que enfrentamos uma provação, vivemos o sentimento de abandono e solidão, mas quando a nossa confiança está em Deus, tudo fica diferente.
Não são poucos os momentos em que bate um desânimo e sentimos uma enorme vontade de parar tudo o que estamos fazendo. Sentimos como se uma nuvem carregada de impassibilidade pairasse sobre o teto da nossa existência.
Contudo, mesmo diante do total desfalecimento, nos questionamos: Qual a vantagem de parar? Certamente, nenhuma. Sabemos muito bem que a desistência e o desânimo não trazem proveito algum, antes, pelo contrário, em muitas situações, antecipamos os acontecimentos e precipitamos o fim.
Os cansados revelam uma alma frágil e abatida diante de dificuldades e provações. Mostram carências, como a falta de uma fé firme e inabalável nas adversidades, e o medo e a insegurança quanto ao amanhã.
Um dos motivos claros da desmotivação que ronda a vida de muitos é a ausência de perspectivas. De tanto ouvir respostas negativas, de tanto bater em portas fechadas, de tanto andar em ruas sem saídas, muitas pessoas acabam desistindo de lutar pelos seus ideais. Lançam um olhar cansado para um horizonte sóbrio e vazio de esperança.
Apesar de todas as situações que mencionamos, não há por que desistir de lutar pela vida e de crer que existe esperança. Os momentos sombrios da vida, ainda que demorados, não encerra a nossa carreira e nem finaliza a nossa história. São passageiros, são momentos e oportunidades de nos sentirmos amparados e cuidados pelo Pai, que renova e fortalece os cansados.
Todos nós enfrentamos lutas e provações. A batalha pela vida é constante. Somos incansáveis nas pelejas pela sobrevivência em suas mais diferentes dimensões. Vivemos em uma guerra constante, sem tréguas, travada contra adversários dos mais diversificados. São forças negativas, opressões espirituais, enfermidades no corpo e na alma, pressões financeiras, decepções amorosas e relacionais, e muitas outras situações, que, às vezes, sequer percebemos.
Aos cansados, resta-lhes um consolo, uma certeza: Deus renova as nossas forças. Aprendemos com o Profeta Isaías: “Ele renova as forças aos que não têm vigor”. Ele está presente nos mais diversos momentos que enfrentamos. Nunca passamos por desertos sozinhos. Quem conhece o Senhor e nele deposita confiança poderá sempre ouvir a sua voz dizendo: Venha a mim!