“Pois o Senhor será a sua segurança e o impedirá de cair em armadilha”. (Provérbios 3.26)
A segurança nos reporta para a certeza, para a confiança, para a afirmação, para a firmeza. Nada pode ser comparado ao sentimento de que estamos seguros, de que nada vai nos atingir e nem nos ameaçar.
Ser seguro é ser livre de perigo ou de receio; é ser firme, independente do momento que vivemos. O Senhor é a nossa segurança, pois quando contamos com a Sua ajuda, não nos sentiremos desamparados ou desprovidos de proteção.
O sentido é perfeitamente claro: o Senhor torna-se a segurança do crente, durante o dia, à noite, em qualquer provação, impedindo que sejamos atingidos pelas adversidades da vida. O Senhor nos convida a lançarmos sobre Ele toda a nossa ansiedade, porque Ele cuida de nós.
Em 1 Pedro 5.7 está escrito: “Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”.
Quando vivemos na prática da justiça, o resultado desse viver é que desfrutaremos de segurança, pois a justiça opera segurança. Pratiquemos a justiça e estaremos seguros em qualquer situação que estejamos passando.
A promessa do Senhor para as nossas vidas é de que aqueles que obedecem a Deus vivem seguros, tranquilos e sem temor do mal, mesmo cercados por um mundo marcado pela violência, por ameaças e por graves problemas.
Nós cremos que Deus é o nosso muro protetor. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Ele é o nosso escudo e nossa proteção. Ele prometeu estar conosco todos os dias até à consumação do século e é fiel para cumprir Sua palavra.
Nós sabemos que neste mundo não estamos isentos de enfrentar provações. Pelo fato de sermos cristãos, não estamos imunes às dores da vida; mas mesmo que enfrentemos o mar revolto, estamos confiantes de que temos um porto seguro. Mesmo que as circunstâncias sejam adversas, teremos paz. Mesmo que os perigos sejam imensos, teremos segurança.
A realidade é que o mundo foi tomado pela insegurança; vivemos sobre o peso da ameaça de que algo pode, em qualquer momento, nos afetar e roubar a nossa paz. O homem sem Deus está preso na masmorra da dúvida e da incerteza, mas aqueles que esperam no Senhor não temem mal algum!
Que a cada dia o nosso coração possa descansar na segurança do Senhor e na certeza de que não seremos desamparados. O Salmo 4.8 diz: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança”. A alma perturbada tem dificuldades para dormir, mas o sono torna-se fácil para o homem que está contente e seguro em Deus.