Precisamos persevar!
Precisamos persevar!
Hebreus 10.36 – “Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu”.
As situações que temos presenciado, na atualidade, tem-nos desestabilizado e nos deixado extremamente preocupados e inquietos com relação ao nosso amanhã. O mundo não parece seguro para nós. Temos a consciência perturbadora que nos diz não existir um lugar seguro para estarmos.
Observamos que, lentamente, talvez, muitos estejam se despertando para a perspectiva bíblica de que “não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a que há de vir”. Estamos descobrindo que este mundo não oferece um reino inabalável; que somos peregrinos e forasteiros. Aqui passamos por grandes epidemias, e fome em vários lugares; coisas espantosas que nos causam medo e desejo de desistir de tudo.
Somos testemunhas de que sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão blasfemadores, desafeiçoados, cruéis, traidores e atrevidos. O mundo em que vivemos tem-nos revelado a ação do inimigo das nossas almas em todos os âmbitos da sociedade.
Embora esse seja o diagnóstico real do mundo em que vivemos, a vida que nos é proposta exige, da nossa parte, determinação, persistência e perseverança. Por mais que encontremos facilidades à nossa frente, necessitamos ter fé para conquistarmos o que tanto desejamos.
Precisamos entender a perseverança como um dom de Deus. Acordar, e ser um cristão amanhã, não é algo final e decisivo ligado à nossa vontade, mas a Deus. A perseverança é uma das mais belas e maravilhosas virtudes encontradas na vida cristã. Acredito, até, que a perseverança é uma das características que compõe a base, a estrutura, o alicerce para garantirmos o sucesso, alcançando todas as vitórias almejadas na vida cristã.
Quaisquer que sejam nossos desejos, eles revelam nossas necessidades. Tanto as mais urgentes, quanto aquelas a longo prazo. A realização dos desejos é um fator crucial para a saúde emocional. Frustração e alegria não combinam. Por isso, lutar pelo que se anseia é fundamental. Tarde demais é um tempo que não existe. Desistir, jamais! Precisamos, em qualquer situação ou contexto, perseverar!
Necessitamos entender que a vida é uma maratona permanente que condecora aqueles que jamais abandonam as pistas; ainda que estejam chegando em último lugar. Todos nós devemos lutar para não nos entregarmos ao caos, ao desespero, ao abandono e à morte. Precisamos mudar de vocabulário e de atitudes diante das dificuldades. Aquele que não persevera para vencer, e que se sente um derrotado, já o é, dentro de si mesmo.
Que Deus nos ajude a perseverar na certeza de que, só assim, veremos o cumprimento das promessas de Deus em nossas vidas.