Números 13.30-31 – “Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse "Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! ". Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós”.
Todos os dias, vamos encontrar pessoas que cruzam o nosso caminho com uma visão pessimista da vida. É triste, mas a realidade é que é raro identificar pessoas que nos estimulem a seguir adiante e a continuar a jornada, vamos sempre nos deparar com aqueles que espalham relatórios negativos acerca das situações pelas quais estamos passando.
É triste a convivência com o pessimista, pois a sua tendência é ver o pior nas coisas e esperar pelo pior resultado das circunstâncias. Geralmente, o pessimista não admite a sua atitude, por isso pode se intitular de “realista”, mas, na verdade, só consegue enxergar o problema, a dificuldade e jamais se esforça para mudar o contexto.
A realidade é que a maioria das pessoas só consegue ver o problema; a minoria é que vai enxergar a solução. No trecho em destaque, dez viram os obstáculos, dois viram o caminho. Dez ficaram impressionados com o tamanho dos gigantes; dois, com o tamanho de Deus. Dez focaram as suas forças no que não podiam fazer, dois, no que poderia ser realizado na força do Deus todo poderoso.
Nós não podemos esquecer que a Bíblia é um livro de esperança. O Senhor é o Deus de toda a esperança e, quando decidimos andar na presença do Senhor, não podemos permitir que sentimentos negativos contaminem o nosso coração e nos impeçam de enxergar o direção de Deus em tudo o que formos realizar.
O que precisamos destacar é que aqueles dois homens não eram mais inteligentes e capazes do que os outros dez, mas o que diferenciava as suas posturas era a maneira como eles se comportavam diante dos problemas. Em muitos momentos, o que nos falta não é capacidade e inteligência para encontrar as saídas para os nossos desafios, mas a maneira como nós vamos nos comportar diante deles.
Josué e Calebe nos dão uma grande lição a esse respeito quando nos dizem em Números 14.8-9: “Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles!”.
Como faz toda diferença a nossa relação com Deus nos momentos de provações que passamos. Josué e Calebe tinham consciência espiritual do que estavam fazendo e adotaram um comportamento que revelava a grandeza de Deus e a dependência das suas promessas. Não temos medo quando Deus está no comando, mesmo que os gigantes nos ameacem, nada vai tirar as promessas do Senhor para as nossas vidas.
Não podemos deixar que o pessimismo e a negatividade dominem as nossas mentes e roubem a nossa capacidade de, em meio às provações da vida, contemplar a promessa da terra prometida.