“Dando graças constantemente a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”. (Efésios 5.20)
Nos últimos tempos, temos vivenciado o milagre de Deus todos os dias. Como igreja, temos sido surpreendidos com a ação sobrenatural de Deus em tudo o que fazemos; por isso, não teríamos outro motivo para identificarmos este ano se não a GRATIDÃO.
Quando olhamos a Palavra de Deus, encontramos inúmeras situações que deixam clara a necessidade de desenvolvermos uma vida de gratidão. A gratidão é uma ordenança divina: "... e sede agradecidos" (Colossenses 3.15). A Bíblia nos ensina: "Em tudo dai graças(...)" (1Tessalonessenses 5.18).
Vivemos um tempo em que as pessoas não sabem mais expressar gratidão pelas suas conquistas e vitórias. Infelizmente, os nossos dias estão sendo marcados por conquistas descartáveis; o que desejamos muito hoje, amanhã não tem mais o mesmo valor. Por isso, nos tornamos tão ingratos em nossas vitórias.
Não podemos esquecer que as vitórias que temos alcançado refletem a glória e a majestade do Senhor sobre o nosso viver. Precisamos entender que a provisão de Deus tem sido diária. Os milagres se multiplicam dia a dia e constantemente somos alimentados pela ação do Senhor em tudo o que fazemos.
Diariamente, convivemos com pessoas que parecem ser cheias de gratidão por tudo o que recebem. Como se torna leve convivermos com pessoas que refletem esse sentimento com naturalidade, pois a gratidão passa a fazer parte de sua vida e de suas reações, sem que seja necessário algo extraordinário para que venham expressar o seu sentimento de alegria e contentamento.
A verdade é que só com um coração agradecido é que é possível compreender a dimensão da graça de Deus em nossa vida. As grandes mudanças que desejamos para a sociedade não podem vir das descobertas do nosso tempo, mas da ação poderosa da graça de Deus em nossas vidas. As transformações acontecem quando alguém aceita que tudo o que somos e temos vem do Senhor, pela Sua maravilhosa graça e passa a ter um coração gracioso para com os que estão a sua volta.
Em alguns momentos, fico estranhamente surpreso quando descubro a falta de gratidão dentro da igreja – uma instituição fundada para esta finalidade. Fico triste ao presenciar uma sociedade indiferente ao cuidado e à fidelidade de Deus. Como é pobre presenciarmos líderes se intitulando autores de grande feitos e realizações sem mencionar sequer a existência de Deus.
Não há como negar: a falta de gratidão é falta de educação. Além disso, a gratidão tem um enorme valor terapêutico. O cristão que cultiva o hábito de agradecer a Deus é uma pessoa mais saudável, mais disposta, mais dinâmica e mais aceita. Que este ano possamos desenvolver a gratidão em tudo o que realizarmos e aprendermos a atribuir ao Senhor todas as bençãos recebidas. Feliz Ano Novo, com o coração repleto de GRATIDÃO!!