Equilíbrio!
Equilíbrio!
Provérbios 29.11 – “O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se”.
.
Nós sabemos que não é fácil nos mantermos equilibrados, tranquilos e cordatos diante dos insultos, problemas e afrontas da vida. Todos os dias, passamos por situações e dificuldades que nos afetam emocionalmente, tentam nos tirar do eixo e nos desestabilizam completamente.
A verdade é que todos nós desejamos um comportamento equilibrado. Todos nós ansiamos passar pelas pressões da vida sem desespero e sem perder o controle, mas nós sabemos muito bem que nem sempre este é o comportamento que adotamos. Na maioria das vezes, acabamos cedendo às pressões e passando dos limites, mostrando para os outros que estamos desequilibrados.
Segundo o dicionário, equilíbrio significa harmonia, estabilidade, solidez. É o estado daquilo que se distribui de maneira proporcional. “Manter-se em equilíbrio” significa sustentar-se, aguentar-se. No sentido figurado, equilíbrio significa prudência, moderação, comedimento, domínio de si mesmo.
Evitaríamos inúmeros problemas se conseguíssemos manter o nosso equilíbrio. Certamente, muitos desentendimentos familiares e em nossos relacionamentos de amizade são gerados pela nossa incapacidade de administrá-los com cautela, com sensatez e equilíbrio.
A maioria das pessoas não consegue se controlar e manter o equilíbrio quando são contrariadas em suas comodidades e expectativas. As nossas reações são as mais surpreendentes possíveis. Em alguns momentos, demonstramos um total descontrole e desequilíbrio quando nos sentimos ameaçados e confrontados pelos problemas e dificuldades da vida.
O Senhor Jesus nos ensina a nos mantermos equilibrados e focados quando nos diz em Mateus 6.34: “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”.
O grande desafio para todos nós, em um mundo estressado e inquieto, é nos mantermos equilibrados e no controle das situações. Quando perdemos a direção da vida, ficamos desgovernados. A prova da presença do Espírito Santo em nossas vidas é o equilíbrio para passar pelas dificuldades com cautela e sensatez.
O meio onde estamos inseridos e as pessoas com as quais nos relacionamos influenciam diretamente em nosso comportamento e na maneira como reagimos nas pressões que sofremos. Existe uma grande probabilidade de sermos vítimas dessa falta de equilíbrio por não termos tido orientação necessária na superação das dificuldades que surgem à nossa frente. Em quantos momentos nos deparamos com pessoas que dizem que não sabem como reagir quando surgem os problemas?
Que Deus nos capacite e nos ensine a melhor forma de encararmos os problemas sem perdermos o controle. Que o Espírito Santo nos capacite a suportar os insultos e as palavras contrárias, e a reagir com mansidão e brandura. Na certeza de que o equilíbrio que precisamos vem pela nossa intimidade com Deus, na busca profunda pela sua direção em nossas vidas.