“E acrescentou: "Eu desafio hoje as tropas de Israel! Mandem-me um homem para lutar sozinho comigo". (1Samuel 17.10)
Todos os dias enfrentamos situações de afronta, ameaça e luta. Todos os dias passamos por momentos em que nos sentimos pressionados e cobrados por pessoas, pelas instituições governamentais e até pelo tempo, que a cada dia parece mais escasso.
Nós sabemos que o nosso gigante não carrega uma espada ou um escudo. O Golias que nos ameaça ostenta as espadas do desemprego, do abandono, da incompreensão, da depressão e das crises existenciais. O nosso gigante não desfila para cima e para baixo pelas montanhas de Elá – ele se ergue no nosso ambiente de trabalho, na sala de aula, em nossa casa e até mesmo em nossas igrejas.
O gigante de todos os dias se apresenta de maneira feroz, com situações e problemas para os quais não temos como encontrar saída, com palavras para as quais não temos resposta e afrontas às quais não conseguimos resistir. O gigante vem com a pornografia que nós não conseguimos rejeitar, com a injustiça da qual não conseguimos escapar, com o passado que não podemos mexer e com um futuro que não conseguimos encarar.
Davi enfrentou um gigante que bravejava seus desafios de dia e de noite. Em 1 Samuel 17.16 está escrito: “Durante quarenta dias o filisteu aproximava-se, de manhã e de tarde, e tomou posição”. Em quantos momentos da nossa vida não enfrentamos gigantes com essa mesma fúria? Em quantas situações que vivemos parece que nunca vamos ficar livres dos tormentos e dos brados de ameaça que nos tiram a paz?
Os soldados de Saul, quando viram Golias, murmuraram e ficaram amedrontados. Diante dos momentos inquietantes que passamos, a nossa tendência é reclamar da situação e tentar encontrar culpados que amenizem a nossa covardia e nossa falta de disposição em enfrentar as crises e afrontas da vida.
A nossa maior dificuldade em enfrentar os gigantes de todos os dias é a nossa falta de fé e compromisso com Deus. Diante das ameaças de Golias, aparece Davi falando sobre Deus. Os soldados nada mencionaram sobre Ele, os irmãos nunca falaram Seu nome, mas Davi entra em cena apresentando o Deus vivo.
Davi não joga conversa fora tentando encontrar saída para os problemas, ele recorre a quem realmente podia lhe oferecer a vitória. Em 1 Samuel 17.37 está escrito: “ ‘O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu’. Diante disso Saul disse a Davi: ‘Vá, e que o Senhor esteja com você’ ”.
Eu não sei como você tem enfrentado as afrontas dos gigantes de todos os dias, mas eu posso afirmar que o Deus que esteve com Davi em sua batalha contra o filisteu é o mesmo que nos ajuda e nos fortalece em nossas batalhas. Pare de recorrer à força do seu braço e clame ao Senhor pelo Seu auxílio e fortaleza.