Um coração puro!
Um coração puro!
Salmos 51.10 – “Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável”.
.
Em muitos momentos da vida, acabamos guardando em nosso coração sentimentos e desejos que contaminam o nosso interior. A verdade é que nosso coração é enganoso e, por isso, não devemos confiar nos seus desejos e desígnios. Se nos guiamos pelo nosso coração, corremos um grande risco de ter atitudes que fogem da vontade de Deus e da sua Palavra.
Quando estudamos as Escrituras, entendemos que a Bíblia se refere ao coração como o centro da vida. É no coração que decidimos e expressamos desejos e sentimentos. O coração pode ficar vulnerável ou pode ser inflexível, pode ser repleto da Palavra ou contaminado pelo pecado.
Se deixamos o coração vulnerável, acabamos abrindo o nosso interior para abrigarmos sentimentos maus que nos afastam de Deus e dos seus propósitos. Como o coração é o lugar onde mantemos nossas vontades, nossas atitudes e nossas intenções, precisamos ser cautelosos quanto ao que permitimos que chegue nele.
É no coração que escolhemos entre o bem e o mal, entre o que nos satisfaz e o que vai agradar ao Senhor. Quantas reações físicas nós temos no coração quando enfrentamos dores ou vivemos momentos de alegrias? É como se a vida se concentrasse em nosso coração.
A verdade é que sofremos muito quando abrimos o coração para outras influências impuras. É nas pequenas situações que parecem inofensivas que vamos abrindo guarda e somatizando desejos maus que nos levam à derrota espiritual e moral. A falta de discernimento tem provocado em nós muitos males, pois nem sempre sabemos nos proteger das ações do inimigo contra as nossas vidas e, por isso, deixamos o coração aberto para esses ataques.
A Palavra de Deus nos adverte em Provérbios 4.23: “Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”. Guardar o coração é se preservar de toda atitude, comportamento ou desejo que queira nos afastar de Deus. Se estamos vivendo algo que tem o propósito de nos tirar da presença do Senhor, devemos agir imediatamente e nos proteger para que nada venha contaminar o nosso coração.
Se esforce para manter o seu coração preservado. Lembre-se de que se abrir o coração toda a sua vida ficará vulnerável. As nossas decisões e escolhas refletem muito o que se encontra em nosso coração. Se o coração está doente, a tendência é de que tudo o que fizermos será nessa direção.
Que Deus nos ajude a purificar o nosso coração com a Sua preciosa Palavra. Quando guardarmos a Palavra de Deus em nosso coração, vamos poder dizer não ao pecado e viver o que Deus tem para nós como propósito e direção.