Salmo 16.11 – “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita”.
Nós sabemos que saber viver é um desafio para todos nós. Constantemente, enfrentamos situações que nos influenciam quanto à direção e à condução que estamos dando à nossa vida. Algumas pessoas são rigorosas ao extremo consigo mesmas, e com aqueles com quem convivem. Cobram-se além do necessário; exigem dos outros uma perfeição impossível, tornando a vida mais complicada do que na verdade ela aparenta ser.
Desde criança ouvimos os nossos pais nos aconselharem quanto à necessidade de procurarmos viver em paz em todos os momentos da vida. A verdade é que a vida tem seus constantes desafios, e, além da dificuldade de sabermos a direção correta, falta a cada um a força e a competência para nos comportarmos e nos relacionarmos de maneira coerente e saudável.
A verdade é que, se não sabemos viver, quando surgirem os momentos difíceis, vamos nos desestabilizar e nos desequilibrar. Saber viver é ter a capacidade de, diante das lutas e provações, continuar confiante de que tudo passa e que nenhuma dificuldade que enfrentamos é para sempre.
O que vemos é que, embora conscientes das atitudes que nos prejudicam, em muitos momentos teimamos, agindo da mesma maneira há anos. Mesmo sabendo daquilo que nos traz prejuízo, preferimos pensar que tudo está dentro da normalidade. Convivemos com os vícios, com as dores da alma, com a insegurança emocional, com os conflitos relacionais, com a culpa, com o medo, e com a ansiedade, sem tomarmos uma posição concreta que venha mudar a realidade da nossa vida.
Quantas vezes nos fechamos em nosso mundo e esperamos que as janelas se abram em nosso favor? Quantas vezes nos isolamos e queremos que os outros nos abram os braços? Uma coisa é certa: A nossa vida vai sendo construída entre a confiança e a dúvida. A nossa caminhada é feita entre planícies e vales, entre dores e alegrias, entre sonhos e pesadelos.
Nossa humanidade revela a consciência dos nossos limites. Esquecemos que somos humanos, portanto, limitados, e não somente limitados, mas frágeis e suscetíveis de cometer erros e passar por momentos de inseguranças e fraquezas.
Saber viver é uma arte. Saber viver é um imperativo. Saber viver é um desafio para todos nós. Precisamos viver e fazer dessa realidade algo agradável e satisfatório. A vida é um dom de Deus e precisa ser vivida com toda intensidade. Entre cobranças e desafios, é necessário seguir em frente, sem temor, crendo que a alegria plena que tanto desejamos só é possível quando descansamos em Deus e fazemos d’Ele o nosso refúgio e fortaleza.