1 Tessalonicenses 5.16 – “Alegrem-se sempre”.
Este versículo é imperativo: Alegrem-se sempre! Não podemos ficar esperando a condição ideal e o momento oportuno para expressarmos e vivermos a alegria. Ser alegre é um estado de espírito; mas também é a certeza de que, embora as lutas e dificuldades da vida, nós contamos com um Deus que nunca nos desampara nem nos decepciona.
Uma grande virtude que vejo na vida de uma pessoa é a capacidade de transmitir a alegria e viver alegre. Em um mundo de noticiários drásticos, de respostas duras e de corações frios a alegria tem a capacidade de mudar o ambiente e tocar o coração mais insensível.
Em muitos momentos, somos influenciados para inibirmos a nossa alegria por uma série de motivos, entre eles o medo de sermos mal vistos ou mesmo o temor de expormos o que está presente em nosso coração. Não podemos nos esquecer de que, a alegria que transmitimos aos outros, nunca nos deixará; quanto mais passamos o sentimento de alegria para as outras pessoas, mais ele transborda em nossos corações.
Nós sabemos que o padrão de alegria apresentado por muitas pessoas é totalmente mundano e materialista. A verdadeira alegria não está vinculada ao que temos nem ao que somos. Ser alegre é muito mais do que ter fama, dinheiro e prestígio. Conheço várias pessoas que têm tudo isso, e estão bem distantes da alegria.
É lastimável que vivamos em um mundo em que a tristeza tem imperado. Todos os dias presenciamos tragédias e preocupações que trazem tormento à nossa alma e nos tiram a alegria. Se olharmos à nossa volta, vamos testemunhar muitos que se deixaram ser tomados pelas adversidades e problemas, e que, por isso, amargam profunda tristeza em seus corações.
A verdade é que o riso, aos poucos, tem sido tirado dos nossos rostos. Até mesmo em nossas igrejas, as expressões de alegria e regozijo estão em extinção. Se procurarmos à nossa volta sinais de alegria e sons de riso, poderemos ficar desapontados. Para muitos, rir tem sido quase visto como um pecado.
Somos estimulados a viver um pseudocristianismo, cheio de tristezas e de irmãos desanimados, reclamando da vida e das circunstâncias. Muitas vezes até oprimidos pelas pressões desta vida e imposições geradas pela religiosidade de alguns.
O versículo em destaque é claro: Alegrem-se sempre! Precisamos rever as nossas posturas diante da vida e tomarmos uma atitude diferente. Seja mais leve, desculpe as ofensas, perdoe com facilidade e aprenda a alegrar-se sempre!