Êxodo 3.2 – “Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo”.
Existem momentos em nossa vida que precisamos ficar a sós com Deus. Nessas ocasiões, ouvimos Deus se revelar a nós, mostrando a Sua glória. Geralmente é em momentos inesperados, nos quais estamos mais frágeis, que nos tornamos acessíveis à revelação de Deus.
Não são poucas as situações em que ficamos buscando ouvir Deus na multidão, e acabamos confusos e perdidos. Como o Senhor se revelou para Moisés e trouxe para Ele direção e propósito, Ele deseja que vivamos essa prova de fé.
Todos nós precisamos passar pela experiência de ter um encontro com Deus. Nessas ocasiões, o mistério da fé é revelado, as nossas dúvidas são dirimidas, os nossos medos desaparecem e vivemos o sobrenatural de Deus de maneira real.
Moisés, ao ficar a sós com Deus, se sentiu pequeno e impotente para viver o que Deus havia determinado. Sentiu-se pequeno demais para ser ouvido no Egito. Deus lhe apareceu no Sinai, mas o povo não viu essa manifestação, portanto, sentiu-se sem credibilidade ao falar em nome de Deus. Sua experiência pessoal junto à sarça ardente, pensou Moisés, carecia de uma confirmação para ele ser ouvido.
Na realidade, nem sempre seremos compreendidos em nossos encontros pessoais com Deus, por isso criamos justificativas e desculpas para não vivermos o que Deus está nos revelando. Moisés declara, em Êxodo 4.10: “…Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem”.
O que notamos, igualmente, é que, mesmo quando Deus nos direciona para algo grandioso, ainda assim, tememos e queremos encontrar justificativas para não vivermos o que Deus tem para nós. Moisés sentiu-se impedido de ir falar ao povo, uma vez que não se julgava eloquente para convencer as pessoas por intermédio de seu discurso.
Embora todas as nossas justificativas, nada será capaz de anular o propósito que Deus tem para nós. Só quando nos dispomos a ouvir e entender a direção do Pai é que vamos encontrar o significado da vida e entender a razão de estarmos aqui; caso contrário, viveremos uma profunda crise de identidade.
É maravilhoso buscar essa experiência! O momento em secreto com Deus nos leva ao entendimento de Seus desígnios para a nossa vida. O mesmo Deus que falou com Moisés e revelou o seu propósito para ele, deseja se revelar para mim e para você. Busque esse momento e verá o quanto é precioso ficar a sós com Deus!