Salmo 33.20 – “Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção”.
Não podemos ficar amedrontados e angustiados com os acontecimentos e situações da vida. Não podemos nos sentir ameaçados diante das pressões e problemas que nos cercam. Estamos certos de que a nossa esperança está em Deus.
A maturidade espiritual obrigatoriamente inclui uma firme esperança. A própria palavra ‘esperança’ brilha como luz na escuridão, gozo em meio à tristeza, vida em meio à morte. Como é difícil a vida daqueles que possuem falsas esperanças ou não têm nenhuma esperança.
É lamentável observar como tantas pessoas a nossa volta só conseguem vislumbrar nuvens escuras, ruas sem saídas e portas fechadas; foram tomadas pelo negativismo, pelo sentimento de derrota e pela falta de esperança para com a vida.
Precisamos aprender que ainda quando a nossa esperança parecer frágil e desesperada, ela é a expectativa de que o que desejamos poderá se tornar realidade. A esperança pensa que tudo sairá bem, que sim, existe um futuro seguro, que o bem vencerá e todas as coisas ficarão em paz.
A esperança se eleva sobre a situação econômica difícil, sobre a percepção de que os valores de nossa sociedade se vão deteriorando, sobre a falta de paz entre os homens e tantos outros males que afligem os nossos dias. Se você tem esperança inspirará outras pessoas também a tê-la, e então, outros o seguirão.
Precisamos manter firmemente a esperança e torná-la milagrosamente contagiosa! Devemos anunciar as mais íntimas esperanças a Deus e crer que Ele ouvirá as nossas petições e responderá com o que é melhor para a nossa vida.
A esperança autêntica é a esperança em Deus. Não é a esperança cega, nem a egoísta, mas sim a esperança repleta de sentimentos altruístas e eternos. Não é a esperança prometida pelos homens, mas a que o Deus poderoso oferece. Deus é a grande força renovadora. É Deus quem toca o nosso coração e transforma a realidade da nossa vida.
Quando o Senhor age, a esperança chega também. Precisamos manter esse sentimento aceso em nossa mente. Quando a agonia da vida, as dificuldades, as tristezas, as enfermidades e os problemas tentam nos atingir, devemos buscar esperança em Deus que é a fonte de toda esperança. Lembremo-nos de que assim como a primavera, a esperança sempre volta.
Sem esperança a vida perde o sentido, os dias ficam sem brilho, como uma manhã sem sol. A esperança nos reporta sempre para algo novo que vai acontecer, nos leva para o próximo passo, nos impulsiona para uma nova tentativa. Sem esperança os homens acabam desistindo de perseverar em suas conquistas, declaram a derrota e amargam o fracasso. Que a nossa esperança esteja em Deus!