“Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”. (Deuteronômio 31.6)
Como é gratificante saber que o Deus a quem servimos não nos abandona. Nada pode causar mais tristeza ao coração do homem do que a sensação de que foi rejeitado, abandonado, deixado de lado, esquecido. Muitos são os traumas que carregamos por termos passado por alguma situação de abandono. Não são poucas as pessoas com quem convivemos que sofrem, ano após ano, por terem sido esquecidas em algum momento de suas vidas.
O sentimento de abandono é algo destrutivo, que nos leva a grande sofrimento. Quantas histórias não presenciamos de mães que se angustiaram por terem esquecido os seus filhos em alguma situação. Que sentimento terrível deve ter brotado no coração dessas mulheres, que dor devem ter sentido! O abandono abre grandes feridas na alma, que só serão curadas com intervenção divina.
É uma pena, mas nós, seres humanos, temos uma capacidade incrível de achar que Deus não se importa conosco, que Ele se esqueceu de nós e que nos abandonou. Constantemente criamos uma tristeza desnecessária em nosso coração, alimentada por pensamentos errados de que Deus não tem prestado atenção às nossas dores e dificuldades.
Em Isaías 49.15 encontramos um dos mais belos textos que demonstra o cuidado de Deus por nós: "Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa esquecê-lo, eu não me esquecerei de você!".
Não podemos esquecer as promessas maravilhosas de Deus. Ele se apresenta como Emanuel, o Deus conosco, que está sempre ao nosso lado. Deus, conhecendo tão bem o ser humano, sabe que uma das coisas que mais nos faz sofrer é a solidão, o sentimento de abandono, de rejeição, de que fomos esquecidos.
A cada dia milhares de pessoas sentem-se infelizes, tristes, sozinhas, por vezes sem desejo de viver. Anseiam por uma companhia que as compreenda, segure sua mão e diga: “Eu estou aqui ao seu lado”; mas, infelizmente, a cada dia fica mais difícil encontrarmos alguém que mereça a nossa confiança e amizade.
Embora esse seja o sentimento que guardamos em nossos corações, não podemos esquecer que Deus jamais nos deixará, nunca nos abandonará. Não perca a fé! Ainda que em alguns momentos nos encontremos sozinhos, tristes e sem esperança, devemos erguer a cabeça e dizer: “O Senhor é comigo! Ele é o Deus que me ama e não se esquecerá de mim jamais!”