A cada dia fica mais complicado responder ao questionamento de como podemos ser felizes. O padrão de felicidade parece estar mudando em nosso tempo porque, anteriormente, com pouca coisa estávamos satisfeitos e já demonstrávamos felicidade. O que mudou em nossa vida? O que tornou a vida tão complicada? Como podemos encontrar a felicidade?
Nós sabemos que não é necessário ter conhecimento da psicologia ou da sociologia para encontrar uma resposta adequada a essa pergunta. A felicidade também não pode ser medida pelo nosso estado emocional ou social. De igual modo, não podemos limitar a nossa felicidade ao nosso padrão econômico ou profissional. Precisamos ser corajosos e aprender a reconhecer a felicidade além das circunstâncias que experimentamos.
Certamente que, nestes dias em que estamos fechados em nossas casas, temos tido bastante tempo para essa reflexão. Eu acredito que muitos estão se perguntando se realmente eram felizes e o que podem fazer e mudar para encontrarem a felicidade tão desejada.
Na realidade, o que é ser feliz? Cristo ensinou, nas bem-aventuranças, que a felicidade não depende do que possuímos, mas do que somos. Tal felicidade não é importada de fora, mas nasce na alma de todos aqueles que, verdadeiramente, se entregam a Deus como filhos. Podemos afirmar, com segurança, que a verdadeira felicidade está em descobrirmos o real propósito para a nossa vida. Para isso temos que rever nosso conceito de felicidade.
Em Lucas 16:15, encontramos a resposta para esse questionamento que tanto perturba a nossa alma: “Ele lhes disse: Vocês são os que se justificam a si mesmos aos olhos dos homens, mas Deus conhece o coração de vocês. Aquilo que tem muito valor entre os homens é detestável aos olhos de Deus”. Deus conhece o nosso coração e sabe o que realmente está nele. Ele sabe quais são os nossos padrões de felicidade e conhece as nossas necessidades para encontrarmos a verdadeira felicidade.
Não podemos nos enganar, a felicidade não depende do nosso esforço pessoal. Em muitos momentos da nossa vida, até planejamos buscar a felicidade, e nem por isso a encontramos.
A verdadeira felicidade brota do nosso relacionamento sincero com o Senhor. Ela surge em nossa história de fé e se concretiza na nossa dependência de Deus. Creia! Só em Cristo podemos ser plenamente felizes, só em Cristo podemos descobrir a realidade de uma felicidade totalmente diferente daquela que aprendemos durante toda a nossa vida. Ser feliz em Cristo é ter a certeza de que Ele é suficiente. E, se temos o Senhor, somos felizes, mesmo em meio às situações mais difíceis da vida.