Salmos 25.10 – “Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança".
É maravilhoso quando nós entendemos que o Deus de aliança exige alianças da nossa parte. O homem é um ser de alianças, seu coração anela por companheirismo e comunhão sincera.
Aliança significa pacto, acordo, ajuste, conserto. Do ponto de vista teológico, diz respeito a conserto entre Deus e o seu povo. O Antigo Testamento é chamado Antiga Aliança e o Novo Testamento, Nova Aliança. O nosso Deus é Deus de alianças. Através delas, Ele, pelo seu imenso amor, nos dá a garantia de muitas bênçãos e muitas vitórias.
A primeira aliança Deus fez com Adão e Eva, no Éden: deu-lhes a Terra e o pleno domínio sobre os animais; deu-lhes fartura de alimento, abençoou-os e disse-lhes que deveriam frutificar e se multiplicar. Muitas das mais variadas manifestações da vida entre as criaturas se revestem na forma de aliança.
Precisamos entender que a essência dessa aliança é, portanto, o desejo de Deus em estar perto do seu povo e de fazer com que este povo desfrute de uma plena amizade com Ele. Isso significa salvação completa e livre, não merecida pelo homem, produto da manifestação da maravilhosa graça do Senhor derramada em nossas vidas.
A aliança que firmamos com Deus é de relacionamento. De um lado está Jeová, o Deus de aliança; do outro, os crentes e sua descendência. Deus faz promessas. O homem tem obrigações e compromissos decorrentes desse pacto estabelecido com o Senhor.
Essa aliança não é resultado de um contrato assinado, após longas reuniões de acordos. É Deus, somente Ele, quem por pura graça e seu perfeito amor estabelece aliança com o homem.
Da mesma maneira que temos uma aliança de fidelidade e compromisso com o Senhor, precisamos ter este mesmo comportamento entre os irmãos. É preciso desenvolvermos relacionamentos sinceros, fiéis e leais uns com os outros.
Que o Senhor nos capacite para que a nossa aliança com Ele seja de fidelidade e compromisso e que essa mesma atitude possa ser vista em nossas relações uns com os outros.