“O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. (1 Samuel 16.7)
As nossas atitudes diante da vida estão vinculadas ao nosso caráter. Como irei reagir diante dos problemas ou das vitórias está vinculado ao meu caráter. É através do meu comportamento que eu demonstro que tipo de pessoa eu sou ou tenho sido.
O caráter de uma pessoa não pode ser resumido pelo que faz em momentos isolados, mas apenas pelo que ela é na tendência geral da sua existência. Quando descrevemos uma pessoa, nós nos fixamos nas coisas excepcionais, mas é a orientação regular da vida da pessoa que conta. Caráter é o que prevalece de modo geral, não algo que se manifesta ocasionalmente.
O nosso caráter não se desenvolve em laboratório, ele não resulta de um estudo do assunto em sala de aula; também não é produzido pela leitura de um livro que relate sobre este assunto. O caráter é formado nas dificuldades e provas da vida, das quais ninguém escapa.
Até Samuel estava olhando o exterior. Quando vira o filho mais velho de Jessé, pensara: "É este!". Mas Deus o repreendeu com as palavras do texto acima. Parece que ninguém sequer pensou em Davi – ele era jovem, estava cuidando das ovelhas, não chamava a atenção. Mas era ele quem Deus escolhera. O que Deus viu nele? Aparência? Inteligência? Formação? Não! Deus viu o seu coração, Deus viu o seu caráter.
O caráter se expressa em nossa conduta. Que conduta temos demonstrado que possa, de alguma forma, mostrar o nosso caráter? Nós temos sido como nos ensina as Escrituras Sagradas, sal e luz do mundo? Infelizmente, sabemos que muitas vezes isto não está acontecendo conosco. Perdemos nosso testemunho. Tornamo-nos homens e mulheres sem caráter, sem testemunho, sem vida com Deus.
O Senhor nos chama para uma vida de testemunho, no entanto, é impossível testemunharmos de Deus e de Sua Palavra se não tivermos um interior transparente, sem manchas, sem máculas. Não conseguimos sustentar por muito tempo um testemunho verdadeiro se o nosso caráter não for transformado pelo Senhor.
O Evangelho produz em nossas vidas mudanças profundas. Quando nos entregamos verdadeiramente nas mãos do Senhor, a nossa vida é transformada completamente. As mudanças operadas na vida dos cristãos partem de dentro para fora. Deus transforma o nosso caráter sujo pelo pecado em um caráter limpo pelo poder da Sua presença.
Nós, como no passado, continuamos olhando a aparência; contudo, o Deus que servimos conhece o nosso interior, conhece o nosso caráter, conhece o nosso coração.